domingo, 26 de junho de 2011

Crítica ao álbum WHEN THE SUN GOES DOWN de Selena Gomez & The Scene


Terceiro álbum da "banda" Selena Gomez & The Scene (que na verdade não é uma banda, afinal nem os fãs devem saber os nomes dos outros 'integrantes" e eles muito menos aparecem nas capas dos álbuns) em 3 anos, "When the Sun Goes Down" é lançado agora no final do mês de junho em todo o mundo.
A primeira faixa e segundo single do CD "Love You Like a Love Song" nos remete um pouco a uma de suas coleguinhas da turma do Mickey, Miley Cyrus. Isso talvez possa ser explicado pelo fato de a música ter sido produzida pelo time conhecido como Rock Mafia, que já produziu várias músicas para Cyrus. "Bang Bang Bang", que tem tido rumores de falar sobre seus relacionamentos amorosos com, os também cantores, Nick Jonas (ex) e Justin Bieber (atual) é algo como Kesha meets Jennifer Lopez, mais uma música que não mostra a atitude da própria cantora.
Seguindo com a faixa três, e também lead single do álbum, "Who Says" é mais uma entre as diversas músicas que têm sido lançadas como "hinos" para que você aceite quem você é. A letra é comum, o ritmo, talvez também. Porém, possa ser uma das poucas músicas que use instrumentos de verdade juntos com as batidas dance e a cançãoa se enquadra bem com a cantora, ponto positivo ao álbum.
A quarta faixa, "We Own the Night", tem background vocals em seu refrão que faz parecer que a música é um featuring de Fergie com P!nk e Gomez estaria meio "perdida" em toda essa situação. "Hit the Lights", a faixa seguinte, começa com ritmo mid-tempo, parecendo ser mais uma baladinha para a carreira da cantora adolescente, mas torna-se dance e perfeita para as pistas em seu refrão. Um casamento perfeito de estilo que pode agradar muita gente.
"Whiplash", que em seu começo me faz lembrar imediatamente ao começo de "S&M" de Rihanna é uma das faixas em que Britney Spears usa seus skills como compositora para outros artistas, mas não para ela mesma (algo que ela poderia abusar mais). Mas, embora a música seja composta pela princesinha do pop, a música parece ter mais a ver com a voz de Selena. Por sua vez, "When the Sun Goes Down", sétima faixa e título do álbum, também a primeira das duas músicas co-escritas por Selena no álbum, é talvez uma das melhores músicas do LP. Seu estilo dançante e animado contagia e promete ser um hit nas pistas de dança.
O próximo número desse novo trabalho da "banda", "My Dilemma" é mais uma música dançante do CD e que fala sobre o amor da cantora ser o dilema da sua vida. Produzida por Rock Mafia, mais uma vez a música parece ser de outra artista, embora essa combine um pouco mais com a artista. "That's More Like It", segunda música da discografia de Selena que é co-escrita por Katy Perry, mais uma vez (assim como "Rock God", escrita por Perry e que está presente no álbum anterior de Selena, "A Year Without Rain") parece que é a própria Katy quem está cantando.
"Outlaw", a décima faixa do LP, talvez seja a faixa mais criativa em questão de mistura de batidas dance com mid-tempo. Uma das melhores faixas do álbum, sem dúvidas. "Middle of Nowhere", penúltima faixa do disco, talvez tenha sido a única em que algum membro da dita "banda" tenha participado, afinal é a única que usa uma bateria decentemente e é a mais próxima de uma "banda" que podemos esperar.
As duas últimas faixas (incluindo aqui um dos bonus tracks do álbum), "Dices" e "Fantasma de Amor", são as versões em espanhol de "Who Says" e "Ghost of You", respectivamente. A voz de Selena parece se dar muito bem com a língua latina e duas das melhores músicas da cantora foram gravadas na língua espanhola. "Dices" consegue ser melhor que muitas faixas em inglês do álbum e mais "Selena" do que muitas outras presentes no disco. "Fantasma de Amor", versão em espanhol de uma música do álbum anterior da cantora, também a única balada presente no CD, é, sem dúvidas, uma das melhores faixas e baladas já compostas por Shelly Peiken e com alguns dos melhores vocais de Selena.
Talvez o fato de esse ter sido o 3° CD lançado pela cantora em 3 anos, a criação e processo do álbum tenha sido um pouco prejudicado pela pressa das vendas. O LP, embora com faixas muito boas, nos dá a impressão de ser um CD que reúne faixas de outras artistas, menos Selena. Os ritmos explorados aqui também não são tão variados como aqueles que foram colocados em seu último trabalho, "A Year Without Rain". Mais uma prova de que a pressa prejudicou a qualidade do álbum.
Não obstante, a capa do álbum não adiciona nada na imagem dele, ou tem qualquer relação concreta com o trabalho. Ela pode dar a impressão de que o álbum é um "back to basics" (algo cedo demais para a cantora) ou que explorará ritmos mais antigos, não o mesmo dance pop que ouvimos todos os dias nas rádios de todo o mundo.
Assim, "When the Sun Goes Down", se tivesse tido um pouco mais de tempo para o seu planejamento e produção, poderia ter agregado melhores faixas e mais conforto e relação com a cantora, ou deveríamos falar com a banda?

3,5 ESTRELAS

Um comentário: